28/05/2024 18:04:13

Receita da Schiacciata Toscana

Saiba como fazer um dos pães mais tradicionais da Toscana.

Receita da Schiacciata Toscana

A schiacciata toscana é um tipo de pão achatado típico da Toscana, similar à focaccia. É crocante por fora, macia por dentro e geralmente temperada com sal grosso e azeite de oliva. Aqui está uma receita básica para fazer schiacciata toscana em casa:

Ingredientes:

  • Farinha de trigo: 500g
  • Água morna: 300ml
  • Fermento biológico seco: 7g (aproximadamente 2 colheres de chá)
  • Azeite de oliva: 100ml (dividido)
  • Sal: 10g (aproximadamente 2 colheres de chá)
  • Sal grosso: a gosto
  • Alecrim fresco: opcional, para dar sabor

Modo de Preparo:

  1. Preparar o Fermento: Em uma tigela pequena, misture o fermento biológico seco com um pouco da água morna (cerca de 50ml) e uma pitada de açúcar. Deixe descansar por cerca de 10 minutos, até formar uma espuma.

  2. Misturar a Massa: Em uma tigela grande, misture a farinha e o sal. Faça um buraco no centro e adicione a mistura de fermento. Adicione o restante da água morna (250ml) e metade do azeite de oliva (50ml).

  3. Amassar: Misture bem até formar uma massa. Transfira para uma superfície levemente enfarinhada e sove por cerca de 10 minutos, até a massa ficar lisa e elástica.

  4. Fermentação: Coloque a massa em uma tigela levemente untada com azeite, cubra com um pano úmido e deixe descansar em um local quente por cerca de 1 hora, ou até dobrar de tamanho.

  5. Preparar para Assar: Preaqueça o forno a 220°C. Unte uma assadeira grande com azeite de oliva. Coloque a massa na assadeira e estique-a com as mãos até cobrir a assadeira. Use os dedos para fazer pequenas depressões na superfície da massa.

  6. Adicionar Cobertura: Regue a massa com o restante do azeite de oliva (50ml). Polvilhe com sal grosso e alecrim fresco, se estiver usando.

  7. Assar: Asse no forno preaquecido por cerca de 20-25 minutos, ou até a schiacciata ficar dourada e crocante.

  8. Servir: Retire do forno e deixe esfriar um pouco antes de cortar e servir.

Dicas:

  • Variações: Você pode adicionar outros ingredientes à cobertura, como azeitonas, tomates cereja, ou cebolas fatiadas.
  • Temperatura da Água: A água deve estar morna, não quente, para ativar o fermento sem matá-lo.
  • Amassar: Amassar bem é essencial para desenvolver o glúten, o que dará à schiacciata a sua textura característica.
 

1

Caderno de Receitas Tradicionais da Toscana

A aparente simplicidade da culinária toscana, porém sempre atenta à harmonia e ao equilíbrio dos sabores, é a sua principal característica, além da seleção de ingredientes de qualidade. Este livro contém mais de 200 deliciosas receitas da autêntica culinária toscana, incluindo massas, carnes e doces. São receitas "de família", passadas de avós para netas, que irão trazer muito prazer à sua mesa.

Saiba mais

Caderno de Receitas Tradicionais da Toscana
2

Sabores da Toscana. Receitas e Reminiscências dos Seus Cursos de Culinária em Itália

Este livro é baseado nas receitas feitas por Stephanie e Maggie durante um curso de culinária que ministraram na Toscana. Durante o tempo que passaram na região descobriram que a comida toscana é de temporada e que a culinária preserva a frescura do sabor, tendo em sua essência o azeite de oliva, o pão, o tomate, o vinho e os grelhados.

Saiba mais


Posts relacionados


Posts mais recentes


Mais Pesquisadas


mReviews LogoREVIEWS

Mais lidas


Categorias